A postura, dita, correta é a posição em que você mantém seu corpo e coluna vertebral de forma ereta contra a gravidade, respeitando as curvas fisiológicas. Essa postura correta deve ser mantida tanto na posição em pé, como sentado e deitado. Porém o corpo humano foi feito para o movimento e com isso sai dessa postura constantemente.
Muito se ouve falar que as dores são causadas pela má postura.
Na verdade, influencia sim, porém é sabido também que nosso corpo, perfeito que é, está preparado para isso. E nós como condutores dele temos escolhas a fazer. Estas podem ser para a manutenção ou para a deterioração dele. Mas somente isso não é o suficiente para causar as dores.
Na postura dita ideal, as estruturas ficam na posição em que foram projetadas para ficar, despendendo um desgaste menor. Quando estamos na postura não ideal se faz necessária uma adaptação e esta, sendo mantida por muito tempo, faz com que seja emitido um sinal para que nos reposicionemos, a fim de prevenir o tal desgaste. Esse sinal muitas vezes é ignorado pelo indivíduo que permanece naquela posição. Então o sinal emitido anteriormente, que não foi suficiente para fazer com que o indivíduo se reposicionasse, será agora mais intenso, uma vez que as estruturas estavam em posição inadequada dificultando muitas vezes a circulação de fluídos.
O mau posicionamento provocando a má circulação de fluídos prejudicando a hidratação, oxigenação, nutrição e limpeza daquela região pode iniciar um processo de desgaste além do normal.
Quando ocorre com uma frequência baixa o próprio corpo resolve a situação, pois nosso corpo se regenera e você já deve ter visto isso quando sofreu algum ferimento na pele.
O problema começa quando a frequência com que isso ocorre é alta e com alguns fatores agregados.
A postura está intimamente ligada as nossas emoções. Os ombros caem a frente quando estamos inseguros, tristes, projetamos nosso peito a frente quando estamos seguros, felizes.
Nossa condição socioeconômica também influencia nas nossas emoções e consequentemente na postura.
Ainda condições biológicas de cada um é importante para a modulação da dor, que é individual.
O importante é saber identificar e interpretar adequadamente os sinais que o corpo emite. É preciso identificar a posição em que nos encontramos e trocar de posição sempre que nos sentirmos desconfortáveis. Não existe postura correta o que existe é postura anatômica. Devemos conhecê-la porque ela é nossa referência.