Ligue agora

(51) 99574-8598

E-mail

contato@martaselegar.com.br

Horário de funcionamento

Seg/Sex: 8H - 12h e das 13:30 -18:30

Por certo que você já procurou um profissional da área da saúde em alguma ocasião da sua vida. É importante que saibamos qual profissional procurar e quando devemos procurá-lo. Mas não menos importante é saber o que se deve fazer após o tratamento.

Ocorre que muitas pessoas não sabem e não recebem informação do que devem fazer após o tratamento para se manterem em estado saudável ficando longe de novas crises. A prevenção salva vidas!

Também é importante que o profissional oriente o paciente de que ele é responsável por esta manutenção e como ele pode fazer isso. Temos uma cultura de acreditar que o outro deve nos curar. O fato é que nosso corpo tem esse poder, o poder da autocura. Você já viu seu próprio corpo de regenerando após um corte no dedo ou um ralado no joelho. Mas para que isso ocorra, temos que dar condições para o corpo agir. O ambiente deve estar organizado para tal.

O que nós, da área da saúde fazemos é otimizar esse processo.

No caso da fisioterapia reorganizando áreas e tecidos, devolvendo a função naquele local e orientando o paciente para que participe do processo da manutenção desta organização do ambiente para que o corpo se cure.

Neste processo cada profissional lança mão das técnicas e instrumentos específicos da sua área. Nós fisioterapeutas reabilitamos corpos, reorganizando através de terapias próprias e orientamos como fazer para não provocar a gravidade do quadro promovendo a independência do indivíduo. Cada pessoa deve ser independente e livre, saber o que fazer e como fazer. Inclusive saber quando procurar ajuda profissional a fim de não fazer uso indiscriminado de medicamentos.

A demora na procura de tratamento é prejudicial e geralmente leva a outro erro grave que é a automedicação. E isso tudo pode ser evitado se houver prevenção e, no caso do pós-tratamento, orientações de manutenção.

Quanto vale você poder realizar suas atividades sem limitação? Viver sem dor? Caminhar sem mancar? Girar a cabeça sem ficar tonto(a)? Amarrar os cadarços do seu calçado? Brincar com seus filhos, netos?

Quanto vale a sua liberdade de fazer as coisas que mais ama na vida?

Todos nós somos responsáveis pela nossa saúde na hora que estamos nos alimentando adequadamente e pela nossa doença na hora que estamos nos alimentando mau. Pela nossa saúde quando mantemos nosso corpo com movimentos adequados e pela nossa dor quando ficamos sedentários.

O fato é que nosso corpo é movimento puro!

Não são apenas braços, pernas e coluna que se movimentam. As vísceras precisam se movimentar para manterem em função. Se o sistema musculoesquelético para, ele restringe os movimentos das vísceras que estão dentro do corpo. Sabendo disso movimente-se, adequadamente para sua capacidade, mas movimente-se.

Artigos recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[instagram-feed]