Ligue agora

(51) 99574-8598

E-mail

contato@martaselegar.com.br

Horário de funcionamento

Seg/Sex: 8H - 12h e das 13:30 -18:30

Esta é uma dúvida muito comum. Quando sentimos dor ouvimos vários conselhos do que pode ser melhor para aquela situação. Mas é importante sabermos qual é o motivo da dor para sermos mais assertivos na decisão entre gelo ou calor.

Mesmo que estejamos fazendo um tratamento fisioterapêutico e/ou medicamentoso se fazem necessários alguns cuidados domiciliares. E a termoterapia superficial (calor) e a crioterapia (gelo) são recursos simples que podem ser feitos em casa.

Via de regra fazemos uso da seguinte forma:

  • Devemos fazer uso do gelo nas situações de inflamação aguda, traumas e contusões. Nestes casos temos aumento do fluxo sanguíneo, calor na região e vermelhidão. Com isso surge o edema (inchaço), diminuição da amplitude de movimento e dor. O gelo aplicado no local vai promover a diminuição da luz dos vasos reduzindo o fluxo de sangue e linfa, diminuindo o edema (inchaço) e consequentemente a dor.
  • Já o calor colocamos em dores crônicas, contraturas musculares e artrose. Porque nestas situações queremos ofertar mais fluxo sanguíneo para estas estruturas a fim de promover relaxamento, hidratação, oxigenação e nutrição dos tecidos locais.

Como fazer a aplicação?

Tanto para fazer gelo quanto para realizar bolsa/compressa quente devemos proteger a pele do local com um pano fino, pois uma toalha grossa vai interferir na temperatura que chegará ao local. E a aplicação diretamente na pele pode danificá-la.

Coloque pedras de gelo em um saco plástico e aplique no local afetado (protegido por um pano fino) por 20 a 30 minutos. Podem ser usadas bolsas de gel, porém estas voltam rapidamente a temperatura ambiente e isso interfere no resultado.

A bolsa ou compressa quente também deve ser colocada sobre o local afetado, protegido com pano fino, permanecendo ali por 20 a 30 minutos ou em quanto estiver quente. Podem ser usadas bolsas de gel aquecidas em banho Maria. Aquecer sua bolsa de gel no micro-ondas diminui sua vida útil.

Lembre-se que você deve participar ativamente da sua recuperação. Em caso de dúvidas pergunte ao profissional que lhe atende. Você merece viver sem dor!

Artigos recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[instagram-feed]