O novo normal atinge praticamente a vida de todo mundo, em todas as áreas: da convivência familiar ao relacionamento no trabalho, passando, claro, pelos cuidados com higiene e distanciamento social.
Mas um sintoma desses hábitos foi identificado pelo Google: de acordo com o Google Trends, uma ferramenta que analisa os termos pesquisados, houve um aumento de 75% na busca pelo termo desde o início da pandemia – o pico foi em abril, mas mesmo assim ele vem em alta até os dias de hoje.
Embora muitos usuários associem no campo de busca a dor nas costas à Covid-19 (e também a remédios que ajudem a aliviá-la), esse comportamento mostra um outro lado dos efeitos da pandemia: a mudança de hábitos impostos pela quarentena e distanciamento social.
A primeira delas tem a ver com o ficar em casa e se movimentar menos. A segunda diz respeito especialmente para quem está em home office.. E o terceiro é o fator psicológico.
Essa busca pelo termo no Google, além de saber o que é, também tem a ver com a procura por medicamentos para aliviar a dor. Mas é importante verificar as causas, visto que em muitos casos, o tratamento não necessita de remédios.
Deixar para lá não é indicado – e a dor nas costas não tratada pode trazer problemas ainda mais graves. Quanto mais dor, menos tratamento, menos atividade física a pessoa busca e neste casos, o tratamento é mais intenso.
Novas atitudes
- Atividade física: Vale aqui desde retomar os exercícios na academia quanto movimentos simples, como o de levantar, esticar-se, ir tomar água, café: o que atrapalha é ficar parado.
- Móveis adequados: Essa vale para quem passou a trabalhar em casa. Veja se a altura da cadeira, mesa e computador está de acordo com seu estilo de trabalho. Você precisa estar confortável para passar boa parte do dia sentado.
- Preocupação com a pandemia: É importante não se deixar levar por tratamentos milagrosos ou notícias duvidosas sobre sintomas da Covid-19. Procure informações confiáveis e mantenha os cuidados como higiene, distanciamento social e uso de máscara.
Participar da semana do desafio! Saiba mais.
Fonte do conteúdo e matéria: https://www.diariodolitoral.com.br/saude/dor-nas-costas-e-campea-de-buscas-no-google-durante-a-pandemia/138279/